Quando é o momento ideal de passear com o bebê?
Depois que o bebê nasce sai do hospital, mãe e filho precisam ficar em casa até que ela se recupere do parto e ele ganhe certa resistência física. Na maioria das vezes, é a mulher que fica pronta para sair mais rápido, enquanto o pequeno ainda não está preparado.
O ideal é que o primeiro passeio – fora as visitinhas ao pediatra – aconteça quando o bebê tiver entre 15 e 30 dias. Deve ser um rápido banho de sol, com duração de 20 a 30 minutos. Quando o pequenino é bem cuidado pelos pais e familiares e vive num ambiente tranquilo, tende a sofrer menos com doenças. Por isso, é importante alimentá-lo com leite materno pelo menos até os seis meses de vida.
Mas a dica de ouro quando o assunto é passear com o filhote é não levá-lo a lugares fechados, para evitar contaminações. As primeiras saídas devem ser em locais abertos, como parques ou praças, nunca em shoppings ou supermercados.
O motivo para sair de casa com o bebezinho é, no início, fazer com que ele tome sol. Banhos de sol estimulam a produção de vitamina D, que previne o raquitismo. Outra razão importante é que o recém-nascido precisa ir se acostumando, aos poucos, com estímulos sonoros. Assim, ele não vai se assustar quando for para um lugar mais barulhento, como uma reunião de família.
Para completar a proteção, siga à risca o calendário de vacinação de seu filhote. Assim, ele fica imunizado contra doenças como catapora, coqueluche, disenteria, etc. Seguindo as dicas acima, a mãe pode ficar mais sossegada ao sair com seu pequeno.