Como saber qual é a hora de desligar a TV?
Colocar as crianças para ver TV ou jogar videogame é uma forma encontrada pelos pais para ter um momento de tranquilidade, já que os pequenos se distraem e não fazem bagunça. Segundo a Academia Americana de Pediatria, crianças abaixo de dois anos não deveriam ser expostas à TV e, acima disso, até cinco anos, no máximo uma hora ao dia. O mesmo vale para os outros eletroeletrônicos, tais como videogames.
Problemas na atenção, no aprendizado e sobrepeso podem ser algumas das situações mais comuns resultantes do excesso de televisão. Quando a criança come e não presta atenção no que e no quanto está comendo, são grandes as chances de desequilíbrio alimentar, gerando problemas posteriores associados ao apetite.
Para evitar que o excesso de televisão prejudique o desenvolvimento da criança, o mais recomendável seria que os pais pudessem se programar melhor para suprir seus filhos do contato, do vínculo e da atenção tão necessárias na fase de formação da criança. Brincar com eles, contar histórias, desenhar, cantar ou dançar são atividades que geram muito mais interesse e desenvolvem muito mais a imaginação, o lúdico e o vínculo familiar dessa criança em desenvolvimento.
Dessa maneira, se os pais compreendessem que a partir do nascimento do filho há outras prioridades e, se a rotina fosse outra, certamente não seria necessário proibir a TV. O espaço que sobraria para essa atividade seria certamente engolido por outra mais interessante junto à família.