Aprenda a estreitar os vínculos com seu bebê
O tato é um dos primeiros sentidos a se desenvolver no bebê, ainda no útero materno. É tão importante que algumas maternidades, como o Hospital e Maternidade Santa Joana, adotam o método mãe-canguru, que consiste em acomodar o prematuro no colo da mãe, com a cabeça colocada em seu coração, favorecendo o contato pele com pele. O toque tranqüiliza e acelera o desenvolvimento do bebê, que ganha peso mais depressa e fica menos tempo no hospital.
Os recém-nascidos gostam de temperaturas mais morninhas. Por isso, um abraço é tão bem-vindo. Adoram ser aconchegados e, por vezes, aninham-se ao corpo da mãe. Estudos comprovam que bebês bem alimentados, mas que não são tocados ou levados ao colo, apresentam um desenvolvimento físico e mental bem mais lento. Portanto, aproveite a hora do banho ou antes de dormir e faça massagens suaves no corpinho do seu filho. Além de acalmá-lo, vai fortalecer o vínculo entre vocês.
Outro ponto a ser destacado são os lábios e as mãos: atrativos certos. Os bebês podem gastar um longo tempo chupando os dedinhos, por exemplo. É o início das descobertas; tudo muito normal e saudável.
Para saber mais sobre o método canguru, acesse nosso site