Bebê doente: remédio, só com prescrição
Bebê doente em casa – mesmo que seja só uma febrinha – é preocupação certa para a mamãe. Se você é do tipo que quer logo medicar seu filho nessas situações, cuidado. Remédios devem ser tomados na dose exata prescrita pelo médico. Isso é ainda mais importante quando se trata de um bebê.
Quando aparece alguma doença e a criança deve ser medicada, o ideal é sair do consultório sem nenhuma dúvida quanto à medicação prescrita. Não permita que a famosa “letra de médico” deixe você confusa quanto ao nome do remédio, a quantidade e quantas vezes ao dia ele deve ser dado ao bebê.
Veja algumas dicas:
– ao dar xaropes, veja se a embalagem orienta a agitar o frasco antes. Essa medida é importante para misturar todos os ingredientes do líquido
– tenha certeza se a receita prescreve colher de café, de chá ou de sopa
– jamais exceda a dose, achando que isso pode acelerar a melhora do bebê. Se o bebê não está melhorando no tempo esperado, entre em contato novamente com o médico
– se o bebê vomitar logo depois de tomar o remédio, não haverá o efeito esperado. Nesse caso, consulte o médico novamente, explique a situação e peça orientação para eventualmente tentar outro método (supositório ou injeção, por exemplo)