Seu filho tem intolerância à lactose? Entenda o porquê.
O leite é um alimento importantíssimo para a boa formação das crianças. Por conter vitaminas, lipídios, carboidratos, proteínas e minerais, é também importante fonte de calorias para nosso organismo. Entretanto, algumas pessoas apresentam deficiência ou falta de produção da lactase. Sem esta enzima, a lactose ingerida com o leite e seus derivados chegam ao intestino grosso sem serem absorvidos pelo organismo.
Tal acontecimento provoca dores abdominais, diarréias, distensão abdominal, gases, náusea e outros sintomas de má digestão. Existem pessoas que nascem sem a capacidade de produzir lactase e, enquanto bebês, sequer podem ser amamentados, pois surge a diarréia.
Atualmente, os sintomas podem ser minimizados ou até eliminados limitando-se ou evitando o consumo de produtos com leite. Com a evolução da indústria, é possível encontrar chocolates, leites, biscoitos, bolos e outros alimentos sem lactose. Um aspecto, no entanto, requer atenção: adotar uma dieta livre de lactose requer cuidados em relação à carência de nutrientes encontrados no leite, principalmente o cálcio. Para suprir esta carência, vale apostar em vegetais verde-escuro, como brócolis e espinafre.