Voltar
  • Home
  • blog
  • Você sabia que os desejos estranhos das grávidas podem ter significado?

Você sabia que os desejos estranhos das grávidas podem ter significado?

31 de julho de 2012

Você sabia que os desejos estranhos das grávidas podem ter significado?

A maioria das gestantes já passou por isso ou ouviu falar. São os famosos desejos estranhos, que aparecem num determinado período da gravidez e dão uma dor de cabeça danada aos papais ou a quem precisa correr atrás dos alimentos bizarros que as mulheres desejam comer.
Apesar de muitas pessoas acharem que esses sintomas são pura frescura, há explicações científicas para as vontades das grávidas, que podem ser desordens alimentares que ocorrem no período de gestação denominados de “picamalácia”. A explicação para os desejos ainda é pouco compreendida, porém sabe-se que fatores emocionais, culturais, socioeconômicos, ambientais e também fisiológicos, como alívio de sintomas digestivos, estão associados a eles.
A pagofagia (ingestão de gelo), geofagia (ingestão de terra ou barro) e as miscelâneas (combinações atípicas como melancia com margarina ou tomate com chocolate) são as vontades mais comuns na picamalácia. É preciso tomar cuidado com o que a grávida come, principalmente substâncias não alimentares, para não causar problemas graves à mãe e ao bebê, como parto prematuro, baixo peso ao nascer, irritabilidade do recém-nascido e exposição fetal a substâncias químicas, que pode aumentar o risco de morte.
Vale a pena conversar com o médico sobre eles, pois os desejos podem estar associados a vários transtornos, como anemia, constipação, distensão, problemas dentários, infecções, interferência na absorção de nutrientes, hipercalemia (grande quantidade de potássio no sangue) e envenenamento por chumbo.  Ao diagnosticar a deficiência de determinado nutriente, através de exames, o obstetra será capaz de prescrever a devida suplementação à gestante. Alguns casos nem precisam de uma análise mais profunda, como a vontade de comer terra, que indica deficiência de ferro.

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624