Você sabia que o leite materno tem várias fases?
O leite materno não é uma mistura homogênea, e por isso dizemos que ele tem “fases”. A primeira fase desse alimento costuma ser mais aquosa, enquanto a fase posterior contém mais gordura, que é indispensável para o desenvolvimento neurológico do bebê. Isso pode gerar alguns equívocos na amamentação.
Para aproveitar os benefícios de todas as fases do leite, a dica é começar a amamentação pela mama em que o bebê mamou na última vez. “Se ele esvaziou bem uma mama, comece pela outra que você não ofertou na última mamada, porque aí ele vai se beneficiar de todas as fases do leite. É importante que ocorra o esvaziamento completo da mama para que o bebê se satisfaça. Se isso não acontecer, ele ficará tomando só aquele leitinho anterior, e vai querer mamar de meia em meia hora”, comenta Dra. Clery Bernardi Galacci, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Esse também pode ser um indicador de que o bebê está se alimentando corretamente. “O ideal é dar de mamar durante o tempo que ele levar para esvaziar uma mama, cada criança tem um tempo. Se ela não esvaziou a mama, ela não fez uma boa mamada. A mãe tem que ficar atenta a isso”, acrescenta.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624