Voltar
  • Home
  • blog
  • Você sabia que o ciúme entre irmãos pode ser bom?

Você sabia que o ciúme entre irmãos pode ser bom?

13 de agosto de 2014

Você sabia que o ciúme entre irmãos pode ser bom?

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Quando uma mulher engravida novamente, é natural que o primeiro filho tenha ciúmes do irmão mais novo. Isso acontece porque, até aquele momento, o foco de atenção dos pais estava exclusivamente direcionado para ele. Essa pode ser uma boa oportunidade para criar valores importantes no seu filho.
Ao descobrir que está grávida, prepare o seu primeiro filho para a chegada do irmãozinho. “Você deve sempre falar que virá um irmãozinho. O ciúme entre irmãos é saudável e tem que existir. Ao interagir com o irmão caçula, a criança aprenderá a dividir o colo da mãe e o amor dos pais. Ela terá que aprender a lidar com isso”, orienta Salete Sanches Arouca, psicóloga do Hospital e Maternidade Santa Joana.
O irmão mais velho pode sofrer ainda mais quando o bebê está internado na UTI Neonatal. “A mãe de UTI fica muito dividida. Isso é uma das causas que a deixam piores, pois tem um filho em casa e outro internado. Essa situação ainda é complicada. A mãe se sente culpada, chora pelo filho que está em casa e pelo filho que está na UTI”, explica. Para minimizar o sofrimento do filho mais novo, Salete recomenda que a mulher aproveite o tempo que tem com o primogênito. “Deixe esse momento para dar banho nele. Mesmo que ele já tenha 5 ou 6 anos, ele quer a mãe, sente falta de atenção. Às vezes, eles podem pedir a mamadeira de volta com cinco anos. Essa regressão é comum, pois eles querem atenção”, esclarece.
Uma dica importante é garantir que o filho mais velho tenha mais atenção do pai. Ele deve explicar para a criança que ela não deixou de ser amada. Tente evolvê-la no cuidado com o irmãozinho. Essa é uma boa maneira de aproximar seus filhos.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624