Voltar
  • Home
  • blog
  • Você sabia que excesso de exercícios pode dificultar a gravidez?

Você sabia que excesso de exercícios pode dificultar a gravidez?

12 de setembro de 2012

Você sabia que excesso de exercícios pode dificultar a gravidez?

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.



O exercício é uma vantagem para as mulheres que estão tentando engravidar, mas exagerar na malhação pode tornar a concepção mais difícil para mulheres de peso normal – o mesmo não se aplicaria às que estão obesas ou com sobrepeso, apontam pesquisadores.
Considerados fatores de risco para a maioria dos problemas de saúde, o sobrepeso e a obesidade não prejudicaram a fertilidade de mulheres que se engajaram na prática vigorosa de exercícios físicos – corrida, ciclismo e aeróbica. No entanto, mulheres com peso saudável que realizaram exercícios mais intensos foram mais propensas a demorar para engravidar.
O estudo foi conduzido por pesquisadores americanos e dinamarqueses que avaliaram a prática de atividade física e a fertilidade em milhares de mulheres dinamarquesas.
Embora a atividade física moderada tenha sido associada a um pequeno aumento nas taxas de fertilidade entre todas as mulheres, Lauren Wise, autora do estudo e professora-associada de epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Boston (EUAA), afirmou: “Nosso estudo descobriu que os níveis mais elevados de exercício vigoroso foram associados a menores taxas de fertilidade em mulheres com peso normal, mas o mesmo não ocorreu com as que tinham sobrepeso ou eram obesas.”
Estudos feitos com atletas de competição já apontaram que exercícios intensos podem perturbar os ciclos menstruais, levar à cessação da ovulação e até mesmo à ausência de menstruação. Exercícios de alta intensidade, acrescentou Wise, também podem prejudicar a implantação de um óvulo fertilizado na parede do útero.
 

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624