Você sabe o que prejudica a ovulação?
Uma das principais causas da infertilidade feminina está relacionada aos problemas de ovulação. Essas complicações aparecem tanto na quantidade de óvulos quanto na qualidade deles.
“No quinto mês de gravidez, um bebê do sexo feminino tem 20 milhões de óvulos. Quando nasce, 75% desses óvulos são perdidos. Do dia em que ela nasceu para o dia em que ela menstruou pela primeira vez, esses número cai para, mais ou menos, uns 500 mil óvulos. A partir da primeira menstruação, todo mês, ela seleciona mil óvulos, mas só usa um; os outros 999 são jogados fora”, explica Dr. Vamberto Maia, ginecologista e especialista em Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana.
De acordo com o profissional, outros fatores são responsáveis pela destruição e alteração dessas células. “Se a paciente fuma, destrói óvulos; se tem câncer, infecção, cirurgia, quimioterapia, radiação, poluição… praticamente tudo que ela fizer na vida agredirá os óvulos que possui”, acrescenta. Por isso, a melhor maneira de ajudar a natureza a pelo menos não destruir mais óvulos é cultivar práticas saudáveis, como a alimentação e a atividade física.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624