Você sabe o que é retinopatia da prematuridade?
Depois do nascimento daquele ser tão esperado por toda família, os pais precisam ficar atentos e tomar muitos cuidados para garantir que o bebê tenha condições físicas e psicológicas saudáveis. Uma complicação que pode atingir bebês recém-nascidos é a retinopatia da prematuridade. Ela afeta principalmente os bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer – crianças que chegaram ao mundo antes de 36 semanas, com peso abaixo de 1.600 gramas são as mais propensas.
Nessa doença, acontece o crescimento desordenado de vasos sanguíneos que suprem a retina – camada mais interna do olho. Esses pequenos vasos podem sangrar, causando o descolamento da retina e a perda da visão, em casos mais graves. Os prematuros estão mais suscetíveis por causa da imaturidade desses vasos.
Para fazer esse diagnóstico, os pediatras recomendam o Teste do Olhinho, ou Teste do Reflexo Vermelho, que é feito por oftalmologistas ou neonatologistas no próprio berçário ou em UTI Neonatal. O Santa Joana dispõe de um serviço especializado nessa área há muitos anos, sob a coordenação da Dra. Nilva Moraes, oftalmologista.
A doença tem diversos estágios. A partir do terceiro, é necessário um tratamento com laser ou crioterapia para paralisar a progressão da doença. Depois do quarto estágio, os procedimentos cirúrgicos são recomendados, mas a probabilidade de baixa visão e cegueira é ainda maior.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624