Voltar
  • Home
  • blog
  • Você sabe o que é o Método Canguru?

Você sabe o que é o Método Canguru?

17 de setembro de 2014

Você sabe o que é o Método Canguru?


A ideia de ter um bebê prematuro pode trazer certo desconforto a mamães e papais, principalmente os de primeira viagem. Imaginar seu filho em uma incubadora, longe de você, não é a idealização perfeita do sonho de ter um bebê. No entanto, esta imagem pode ser muito suavizada quando o tratamento dos prematuros é baseado em humanização, incluindo técnicas como o Método Canguru.
O nome remete ao animal símbolo da Austrália, que carrega suas crias em uma bolsa na barriga, mas a origem do método, há cerca de trinta anos, foi a América Latina, mais especificamente a Colômbia, em hospitais em que o índice de prematuridade era grande e os recursos para cuidar desses bebês eram menores. “O fato do calor da mãe manter a temperatura corpórea do bebê e dar estabilidade também permitia que essas crianças melhorassem a sobrevida e condições de alta”, comenta Dra. Célia Di Giovanni, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Esta prática, além de estabelecer afeto e segurança entre pais e filhos, favorece o desenvolvimento neuropsicomotor e o ganho de peso do bebê.

Na UTI Neonatal do Santa Joana, os recursos tecnológicos em uso não são empecilhos para que se faça o uso do Método Canguru, pois a experiência da equipe garante uma monitoração segura e até os prematuros em ventilação mecânica podem ser privilegiados pelo método, se estáveis clinicamente.

É tudo muito simples: basta colocar recém-nascido por alguns minutos na região do peito ou da barriga dos pais. Tanto a mamãe quanto o papai podem colaborar nessa tarefa. Os bebês ficam seguros por faixas e este contato pele a pele promove troca de hormônios e estimula o desenvolvimento da criança como se ela estivesse no útero. “Os benefícios não ficam restrito aos bebês. As mães ganham com isso e os pais aprendem, desde a maternidade, a ter autonomia no cuidado com os bebês. Quando vão para casa, eles já estão participativos, sentindo que são responsáveis por aquelas crianças”, conclui a doutora.

 

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624