Você sabe o que é hiperemese gravídica?
Enjoar e vomitar na gravidez é comum, já que o organismo feminino está em constantes mudanças. Entretanto, quando os vômitos são constantes, chega o momento de procurar seu médico, pois você pode sofrer de hiperemese gravídica, que atinge cerca de 0,5% das gestantes e traz desconforto que provoca náuseas quase permanentes e vômitos que se repetem após as refeições.
Em alguns casos, problemas sérios podem ser acarretados, tais como desidratação e desnutrição, prejudicando, consequentemente, o bebê devido à carência de nutrientes na futura mamãe. A doença se revela geralmente nos três primeiros meses de gestação, justamente durante o período de formação do feto.
As causas para o surgimento da doença são várias e estão ligadas, principalmente, a fatores emocionais, psicossociais e psicodinâmicos. Como a ansiedade de gerar um bebê perfeito, a necessidade de corresponder à expectativa da família e às alterações de humor sofridas pelas gestantes.
Questões fisiológicas também podem aparecer, como níveis elevados de progesterona, gonadotrofinas, estrógenos, além de baixa no sistema imunológico e relaxamento da musculatura estomacal.
Seu tratamento é realizado com medicamentos contra náuseas e uma dieta especial que pode contar com auxílio de suplementos alimentares.