Você sabe o que é duplo bloqueio?
Muitas gestantes têm dúvida sobre a ação da anestesia ao longo do trabalho de parto. Uma das perguntas mais frequentes: a anestesia peridural pode atrapalhar o andamento do trabalho de parto? Isso era uma realidade muito mais comum antigamente. Com o maior conhecimento sobre os medicamentos e o desenvolvimento de novas técnicas, a peridural deixou de interromper o andamento do trabalho de parto com tanta frequência.
“Hoje, a peridural usa um volume de anestésico menor do que utilizava, por exemplo, há dez anos. Essa anestesia pode ser até uma aliada no procedimento, possibilitando que a mulher fique mais relaxada. Ela precisará ser orientada pela equipe médica no momento de fazer força, pois não estará sentindo as dores típicas do parto”, explica Dra. Monica Siaulys, anestesiologista-chefe do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Para cada futura mamãe, há um tipo de anestesia mais adequado ao seu quadro clínico e às características do seu organismo. Antes do parto, o anestesista faz uma criteriosa análise antes de decidir o tipo de anestesia e a quantidade ideal que indicará. Em alguns casos, é preciso combinar a raquidiana com a peridural para se beneficiar do efeito das duas. “A anestesia combinada é a utilização das duas anestesias – ministrando a peridural junto com uma pequena dose de raquidiana. Os benefícios são a ação rápida da raqui, promovendo alívio da dor, e a ação prolongada da peridural. Esse tipo de conduta é conhecido como duplo bloqueio”, esclarece Dra. Monica.
Para saber mais sobre a anestesia combinada, lembre-se de perguntar ao seu obstetra durante o pré-natal. É importante esclarecer todas as suas dúvidas. Se for o caso, ele pode indicar que você realize uma avaliação pré-anestésica na maternidade em que você terá seu bebê.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624