Você sabe identificar o “tampão do útero”?
Muitas mulheres desconhecem o tampão mucoso e se assustam com o líquido gelatinoso que costuma ser eliminado quando se aproxima o momento do parto. Essa estrutura fica no colo uterino e funciona como barreira física para germes e bactérias, protegendo a parte interna do órgão. Quando há dilatação nesta região, para que a cabeça do bebê se encaixe, é natural que o tampão se solte e seja eliminado pela vagina.
Em média, isso acontece três dias antes do nascimento do bebê. Entretanto, nem sempre essa regra pode ser aplicada. Tampão eliminado significa bebê encaixado e isso pode anteceder, ou não, o trabalho de parto.
Para as mamães de primeira viagem saberem, o aspecto do tampão é bem gelatinoso, com um pouco de sangue, mais parecido com secreção do que com menstruação. Outro ponto importante é que nem sempre o tampão é eliminado de uma vez. Ele pode levar semanas para deixar completamente o útero da mulher, saindo em pequenas doses. O importante, nesses casos, é sempre comunicar o fato a seu médico e seguir suas orientações.