Voltar
  • Home
  • blog
  • Você sabe cuidar da mamadeira do seu bebê?

Você sabe cuidar da mamadeira do seu bebê?

16 de julho de 2012

Você sabe cuidar da mamadeira do seu bebê?

Apesar de o aleitamento materno propiciar satisfação nutricional, afetiva e um bom desenvolvimento geral das estruturas faciais, da coordenação, da força muscular e das funções da boca da criança, algumas mães não têm a disponibilidade de oferecerem o seio ao bebê. Além disso, a partir dos seis meses, a introdução de outros alimentos, como os sucos de frutas, requerem outra forma de alimentação para o bebê. Nessa hora, entra a mamadeira, o que requer cuidados especiais para que seu filho esteja livre de bactérias.
Para manter a mamadeira higienizada, a primeira etapa da limpeza deve ser feita com escovas apropriadas, tanto para o bico como para o recipiente. Utilize pequena quantidade de detergente e, em seguida, enxágue-os muito bem em água corrente. Em seguida, a mamadeira, o bico, a rosca e a tampa devem ser colocados em recipiente com água e submetidos à fervura por 10 minutos.
 
Depois disso, com o auxílio de uma pinça grande, retire os itens, deixe escorrer a água e guarde os objetos em um recipiente (previamente higienizado) e fechado. Evite o contato das mãos com a boca da mamadeira e o bico.
A repetição desse processo acaba por desgastar o bico. Ele deverá ser trocado assim que for notado que está amolecido – chegando a ficar melado.
O ideal é que a mamadeira nunca seja oferecida a bebês com menos de seis meses – que devem se alimentar exclusivamente do peito – nem com frequência, pois pode causar problemas futuros, como alterações nos ossos da face, que englobam a boca e o nariz. O uso excessivo da mamadeira também pode levar à respiração bucal, gerando problemas futuros como, por exemplo, rinite, asma, desvio de septo, além de dentes encavalados.
Como escolher a mamadeira?
Caso as mães precisem usar a mamadeira para alimentar o bebê, devem ter alguns cuidados ao escolher. A mamadeira deve ser preferencialmente de vidro, com paredes internas lisas, de fácil limpeza e resistente à esterilização. As marcas de graduação de volume devem estar do lado de fora, já que o recipiente liso não retém resíduos e facilita a higiene. Já a mamadeira de plástico nunca pode conter Bisfenol-A (BPA), proibida pela Anvisa.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624