Você sabe como fazer a higiene íntima antes do ato sexual?
Mulheres em geral precisam atentar para a higiene íntima antes e depois de terem relações sexuais. Grávidas precisam ter cuidado redobrado, já que este contato pode transmitir uma série de bactérias que não são bem-vindas na gravidez. Uma reportagem produzida pelo portal Terra explica como proceder corretamente.
Além da higiene íntima, principalmente as mãos (incluindo as dos parceiro) devem ser limpas. Se o casal tiver tempo e estiver num local que favoreça, o mais interessante é que tomem um banho. “Homem e mulher devem tomar banho ou, ao menos, realizar higiene íntima e lavar as mãos com sabonete neutro para evitar a transmissão de bactérias e problemas de saúde infecciosos”, alerta o Dr. Luiz Fernando Leite, ginecologista do Hospital Santa Joana.
.
Dr. Luiz Fernando explica que tanto o pênis quanto a vagina têm bactérias que podem ser transmitidas ao parceiro por meio da sujeira. “A dica vale para ambos, mas costumo orientar que o homem nunca deixe de realizar higiene íntima antes do sexo com a parceira, pois o pênis costuma manter um número grande de bactérias que podem prejudicar a saúde da mulher”, indica.
Se o casal puder tomar banho, a higiene das mãos já estará inclusa no processo. Mas, no caso de ser feita isoladamente na região íntima, as mãos ainda devem ser lavadas com água corrente e sabonete neutro. Segundo o ginecologista, as mulheres não devem deixar que os pelos cresçam muito. Em contrapartida, a depilação da região íntima não deve ser feita por completo. “Uma pequena camada deve ser mantida para proteger a área”, recomenda Dr. Luiz Fernando