Você está com problemas para engravidar? Uma possível causa pode ser a endometriose
A doença é caracterizada pela presença de endométrio – tecido que reveste a cavidade uterina e o prepara para receber a gestação – fora do útero. “Todo mês, quando a gestação não ocorre, parte do endométrio descama, dando origem à menstruação. Em geral, a endometriose se manifesta na região pélvica, mas há casos de presença de endométrio no apêndice, no intestino delgado, no diafragma e até no pulmão”, afirma o Dr. Ricardo Pereira, ginecologista e especialista no assunto.
“A doença foi descrita pela primeira vez em 1860. Portanto, ao contrário do que pensam algumas pessoas, não se trata de uma doença dos tempos atuais. No entanto, até hoje, a ciência não definiu uma causa da endometriose, sendo a tese mais aceita a da genética, ou seja, a mulher nasce com a predisposição para a doença”, conta o especialista.
O doutor ainda revela que metade das mulheres com endometriose sofre problemas de fertilidade. “Os problemas podem ser: alteração na ovulação, alteração das trompas (entupimento), deficiência no transporte do óvulo fecundado, dificuldade de fertilização do óvulo e dificuldade de aderência do óvulo fecundado.”
Mulheres com endometriose podem passar muitos anos sofrendo com os sintomas da doença. Procure periodicamente seu ginecologista.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624