UTI Neonatal: o papel da Maternidade Santa Joana na prematuridade
Tornar-se mãe é uma experiência fantástica, que é repleta de planos, expectativas e ansiedades, não é mesmo? Entretanto, o período gestacional pode vir acompanhado de um grande medo: a prematuridade. E, se meu filho nascer prematuro, o que vai acontecer? Para ajudar nesta questão, o Hospital e Maternidade Santa Joana explica no post de hoje a importância da UTI Neonatal para a superação da prematuridade.
Nossa UTI Neonatal é dividida em cinco condutas de atendimento específicas. Isso permite um atendimento especializado para bebês com diferentes quadros clínicos:
-
Neonatal (geral).
-
Neurológica.
-
Cirúrgica.
-
Prematuro extremo.
-
Desenvolvimento assistido.
Cuidados com bebês prematuros
Devido aos avanços tecnológicos, assistenciais e o conhecimento da fisiologia do prematuro, a UTI Neonatal proporciona não só chances de sobrevivência, mas também qualidade de vida para que o bebê não apresente sequelas ou que elas sejam minimizadas ao máximo.
Além de cuidados gerais, outros importantes cuidados são adotados, como a manipulação mínima do bebê, o Método Canguru, Banco de Leite Materno e a Hora do Psiu.
Método Canguru
A técnica consiste em acomodar o recém-nascido por alguns minutos no peito ou barriga da mãe ou pai, mantendo-os seguros por faixas, estreitando os laços entre pais e bebê (desde que haja condições clínicas para isso).
Assim, o calor do corpo mantém a temperatura corpórea do bebê. Dessa forma, proporcionando estabilidade, melhora na sobrevida e condições de alta da criança. Além disso, essa prática favorece o desenvolvimento neuropsicomotor e ajuda no ganho de peso, estimulando o desenvolvimento da criança. Para pais com bebês em incubadora na UTI Neonatal, o método oferece um momento único de carinho e cuidado.
Banco de Leite Materno
Para bebês prematuros, com baixo peso ou necessidades clínicas, internados na UTI Neonatal da Maternidade Santa Joana, o Banco de Leite Materno do hospital permite que eles recebam leite das mães, em seus primeiros dias de vida (desde que haja condições clínicas para isso).
Ainda que o bebê não consiga realizar a sucção da mama devido à sua prematuridade, ele recebe o leite materno por outras vias. Por ser de extrema importância para o desenvolvimento do recém-nascido, principalmente, os internados na UTI Neonatal, a maternidade conta com uma sala de coleta e equipe especializada para atendimento e orientação das mães.
Hora do Psiu
Uma UTI Neonatal envolve diferentes profissionais, cada um responsável por seus cuidados e procedimentos. Além deles, mães, pais e familiares entram para amamentar e visitar em períodos estipulados. Essa movimentação, importante para o desenvolvimento dos prematuros, pode também estressá-los.
Por isso, o Santa Joana proporciona um período de sossego, combatendo o estresse e levando aos pequeninos tranquilidade: a hora do Psiu. Nesse período, as atividades ao redor dos leitos são diminuídas e as luzes apagadas, quatro vezes ao dia.
Tratamentos na UTI Neonatal
Como citado anteriormente, nossa UTI Neonatal é dividida em cinco condutas de atendimento específico, que permitem suporte especializado e cuidado único para bebês com diferentes quadros clínicos. Além disso, o hospital conta com uma equipe de médicos intensivistas e pediatras. Junto deles, fazem parte da equipe de especialistas cirurgiões cardíacos e torácicos, neurologistas, otorrinolaringologistas, infectologistas, geneticistas, nefrologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros e nutricionistas.
Preparo para alta hospitalar
Uma grande insegurança das famílias de bebês prematuros é o momento da alta hospitalar, já que muitos deles ainda precisarão de cuidados domiciliares. Pensando nisso, o Santa Joana criou um local especial para o preparo da família.
Um espaço confortável com berços e música ambiente, onde mães recebem suporte para desenvolver confiança no dia a dia de seu bebê quando chegar ao lar. O apoio envolve aulas simuladas para cuidados delicados na realidade do bebê.
Além de permitir que a família sinta segurança, o cantinho da UTI Neonatal pretende gerar a sensação de acolhimento para a família, afinal, todo envolvimento torna possível períodos menores de internação e melhor qualidade de vida durante e após alta médica.
Além da UTI Neonatal na recuperação do bebê prematuro, o Hospital e Maternidade Santa Joana também presta cuidados à mulher, oferecendo assistência para gestações de risco.
Gostou do nosso artigo sobre o papel da Maternidade Santa Joana na prematuridade? Conte para a gente nos comentários abaixo! E não deixe de agendar uma visita para conhecer o Santa Joana. Vamos adorar receber você!
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624