Voltar

Umbigo para fora em bebês

30 de junho de 2023

Umbigo para fora em bebês

O umbigo saltado dos recém-nascidos foi tema de matéria publicada no site da revista Crescer, que entrevistou a pediatra e neonatologista Clery Bernardi Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Depois que o coto umbilical cai, é comum que o umbigo fique protuberante, o que é chamado de “hérnia umbilical”, condição que geralmente regride sozinha. Ela pode acontecer por causa da imaturidade da parede muscular abdominal, ou seja, demora para fechar após o nascimento, deixando um espaço para a projeção do intestino, que causa um inchaço na região.

Você sabe como cuidar do umbigo do bebê? Leia aqui.

“Normalmente, a musculatura acaba se desenvolvendo até o final do primeiro ano de vida e a hérnia regride espontaneamente”, explicou a Dra. Clery.

A maneira como o cordão foi cortado ou como é feita a higienização do coto umbilical não tem relação com a hérnia. “Esses processos não têm a ver com a hérnia umbilical. A hérnia está relacionada ao desenvolvimento da musculatura abdominal do bebê”, disse a Dra. Clery.

Aquela antiga história de colocar faixas ou moedas no umbigo do bebê não funciona e ainda pode trazer prejuízos. “A faixa porque abafa a região, deixando encoberta, e a moeda porque pode causar infecção”, explicou a médica.

A reportagem falou também sobre diagnóstico, tratamento e complicações da hérnia umbilical. Embora geralmente não seja necessário um tratamento, é importante ter um acompanhamento do pediatra para uma avaliação caso a caso.

Ainda não tem um pediatra? Veja dicas de como escolher um aqui.

“Quando há malformações mais sérias, como a onfalocele, que é quando os órgãos ficam exteriorizados, ou quando há risco de encarceramento das alças intestinais, aí, sim, pode ser necessária uma correção cirúrgica”, disse a Dra. Clery, complementando que raramente as hérnias umbilicais podem se agravar.

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624