Tristeza depois da gravidez pode indicar depressão pós-parto
Muitas mulheres que acabaram de ter bebê sentem-se tristes e deprimidas. Esse quadro é bastante comum, e está relacionado às enormes variações hormonais do período pós-parto.
“A depressão pós-parto é parecida com a TPM (tensão pré-menstrual). Não tem nada do tipo: ‘ela não queria ter bebê e teve depressão pós-parto’. Isso não tem nada a ver. Tem gente que quer muito ter filho, mas tem depressão pós-parto, psicose pós-parto. Isso normalmente dura pouco, a não ser que ela descubra mais tarde. E, nesses casos mais graves, pode-se chegar até à necessidade de internação”, explica a enfermeira Thalita Halasc, do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Esse problema também pode ser agravado pelo medo de não conseguir ser uma boa mãe. “O medo dela de não saber cuidar da criança também causa estresse, e isso não é uma depressão. Isso confunde muito. Tem gente que tem até síndrome do pânico, mas tudo por causa desse medo absurdo de não conseguir dar conta de tudo”, esclarece.
Se você perceber que a sua parceira que acabou de dar à luz está desanimada, procure ajuda de um profissional capacitado para ajudá-la.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624