Trabalhar durante a gravidez: tire suas dúvidas
É preciso parar de trabalhar durante a gravidez? A menos que você tenha uma recomendação do seu obstetra indicando repouso absoluto, não existe essa necessidade. Apenas informe seu médico sobre seu tipo de trabalho, para que ele avalie eventuais riscos à sua saúde e à do bebê.
Procure ficar em posições confortáveis, alternando períodos em pé e sentada. Opte por sapatos baixos no dia a dia e roupas adequadas ao seu estado, garantindo conforto. Por mais que o ambiente de trabalho seja agitado, tente se preservar de excesso de barulho, condições ambientais adversas e, se possível, proteja-se do estresse.
Você pode requerer a licença maternidade até 28 dias antes da data estimada para o parto, mas não precisa sair com toda essa antecedência. Se você estiver se sentindo bem e com disposição, nada a impede de trabalhar até o momento de ir para a maternidade.
Dúvidas como esta são muito comuns durante a gestação. Para tratar deste e de outros 14 temas que povoam a mente das grávidas, o Hospital e Maternidade Santa Joana criou seu Curso de Gestantes Online. Aproveite o final de semana e acesse!
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624