TPM ou transtorno de personalidade?
Depois que nasce o bebê, o organismo da mulher volta aos poucos ao seu funcionamento pré-gravidez e, muitas vezes, a nova mamãe se depara novamente com um temido fantasma: a TPM. Cerca de 5% das mulheres apresentam a forma mais grave da TPM, o transtorno disfórico pré-menstrual. Um estudo americano avalia a associação entre esse sério problema e transtornos da personalidade.
Dr. Alexandre Faisal, ginecologista e obstetra, comenta um estudo realizado pela Universidade de San Francisco, na Califórnia, que procurou esclarecer a seguinte questão: a Síndrome pré-menstrual, um conjunto de sintomas físicos, emocionais e alterações comportamentais, afeta até 18% das mulheres. E entre 3 e 8 % podem apresentar sua forma mais grave, o transtorno disfórico pré-menstrual, onde os sintomas são muito mais incapacitantes. As alterações do humor das duas patologias estão muito relacionadas com a depressão maior e causam grande prejuízo na vida destas mulheres. Mas será que mulheres que sofrem com a Síndrome têm também mais transtornos de personalidade?
Principal achado do estudo: mulheres com TPM severa apresentaram maior prevalência de transtornos de personalidade do que mulheres assintomáticas. Eles observaram também que elas eram mais propensas a ter personalidade excêntrica, e apresentarem componentes intensos de ansiedade e temor. A conclusão dos autores é que nos casos de TPM graves é fundamental avaliar comorbidade com transtornos psiquiátricos. Já que o eventual transtorno de personalidade, se presente, impõe um ônus sobre a vida destas mulheres.
Para ler todo o conteúdo, acesse o blog do Dr. Alexandre Faisal.