Tomar pílula anticoncepcional por muito tempo reduz a fertilidade?
Não. Na verdade, a pílula anticoncepcional pode até proteger seu sistema reprodutivo. Isso porque seu uso reduz significativamente os sintomas da endometriose, uma doença que provoca o acúmulo de sangue da menstruação nos órgãos reprodutivos e até em outros órgãos do abdome, e que é uma das grandes vilãs dos problemas de fertilidade.
A pílula também tem efeito protetor contra o câncer de ovário e de útero, além de diminuir os riscos da gravidez ectópica (quando o embrião começa a se desenvolver no lugar errado, fora do útero).
A verdade é que o uso da pílula anticoncepcional dá uma falsa sensação de controle à mulher: como ela é eficiente para evitar a gravidez, na hora em que a mulher decide parar de tomá-la, quer já engravidar logo, nos primeiros meses.
Algumas mulheres ficam alguns meses sem menstruar depois de tomar anticoncepcional, na chamada amenorreia pós-pílula, mas na maioria dos casos a causa é outra, como o estresse ou estar muito abaixo do peso, não gravidez. A dica para as mulheres que desejam engravidar é começar a tomar ácido fólico e manter uma alimentação saudável.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624