Voltar
  • Home
  • blog
  • Todos os testes de gravidez comprados em farmácia são confiáveis?

Todos os testes de gravidez comprados em farmácia são confiáveis?

18 de outubro de 2012

Todos os testes de gravidez comprados em farmácia são confiáveis?

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.


Quando uma mulher suspeita que está grávida, o primeiro passo geralmente é fazer um teste de farmácia. Para a mulher de ciclo menstrual normal, com duração de 28 dias, é possível detectar uma gravidez quatro dias antes do atraso da menstruação.
Algumas dúvidas comuns entre as futuras mamães é se há um tipo melhor de teste de farmácia e se eles realmente são confiáveis. A precisão dos resultados de testes de farmácia varia de 95% a 99%, dependendo do produto e do fabricante. Com o resultado positivo em mãos, a primeira recomendação dos especialistas é marcar logo uma consulta com seu ginecologista para iniciar o pré-natal.
Todos os testes de farmácia têm como objetivo detectar a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina porém, ao contrário do que se possa imaginar, o produto que custa mais não é necessariamente mais eficiente. Os mais baratos custam, em média, R$ 5; os mais caros cerca de R$ 50. A apresentação do resultado – há teste que apita em caso de positivo ou mostra uma cara triste, se negativo– pode fazer com que um seja mais caro ou barato do que outro, mas, para sua segurança, é importante prestar atenção a alguns fatores na hora da compra:


– Ele tem o selo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com o número de registro no Ministério da Saúde?


– O produto está bem armazenado e lacrado? O contato com a umidade e o calor pode alterar suas características e comprometer o resultado.


– Ele está dentro da data de validade?


Algumas marcas pedem que o teste seja feito com a primeira urina do dia, outras não. Para esse teste, não existe hora certa. O importante é ficar duas horas sem urinar antes de fazer o exame, tempo necessário para a concentração de hormônio ser detectada.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624