Voltar
  • Home
  • blog
  • Testes podem prever o parto prematuro

Testes podem prever o parto prematuro

22 de dezembro de 2011

Testes podem prever o parto prematuro

Um novo teste poderia ajudar a prever um parto prematuro através da saliva da grávida. A conclusão surgiu de um estudo desenvolvido por cientistas do King’s and University College London. O exame identifica os níveis de progesterona – substância que ajuda a conter as contrações uterinas antes da 40ª semana de gestação – na saliva. Caso estes níveis estejam abaixo do esperado, a gestante corre o risco de dar à luz seu bebê até seis semanas antes da gravidez se completar.
Além de conter as contrações do útero, a progesterona também tem propriedades antiinflamatórias que protegem a grávida de infecções bacterianas – mais um fator para o adiantamento do trabalho de parto. No entanto, essa forma de previsão ainda está em desenvolvimento.
Com a análise da secreção bucal, mulheres que forem classificadas sob o risco de um parto prematuro podem ter um acompanhamento mais claro, com medidas preventivas. Uma delas seria tentar aumentar o nível da progesterona no organismo da mulher.
Alguns hospitais de São Paulo, como o Hospital e Maternidade Santa Joana, oferecem às gestantes um teste capaz de avaliar com mais precisão as chances de um parto prematuro. O resultado do exame fica pronto em até 10 minutos, está disponível na área de pronto-socorro e é direcionado às mulheres entre a 24ª e a 34ª semana de gestação.
O exame detecta a presença da proteína fibronectina na secreção vaginal da mulher. Essa substância é produzida pelo corpo quando a placenta inicia o processo de descolamento do útero – sinalizando o fim da gestação. Caso o resultado seja positivo – associado ao exame clínico, de ultrassom e à monitoração do feto -, o teste pode prever se o parto vai acontecer em 72 horas ou em até 15 dias.
A presença ou não da proteína é importante para avaliar o diagnóstico da paciente, dando segurança à equipe médica para tomar decisões. Muitas mulheres chegam ao pronto-socorro sentindo dores que podem não significar a antecipação do parto. A combinação de testes dá ao médico tranquilidade para mandá-la de volta para casa ou não.

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624