Voltar
  • Home
  • blog
  • O teste de gravidez de farmácia é confiável? Tire sua dúvida!

O teste de gravidez de farmácia é confiável? Tire sua dúvida!

14 de outubro de 2022

O teste de gravidez de farmácia é confiável? Tire sua dúvida!

Muitas mulheres já recorreram a um exame simples para tirar a desconfiança de uma gestação, afinal, ele é prático e acessível. Mas será mesmo que o teste de gravidez de farmácia é confiável? 

Em geral, as mulheres com ciclo menstrual regular ficam atentas a qualquer atraso na menstruação. Se esse for o caso, seguido de desconfortos, como os enjoos, a solução é correr à drogaria mais próxima em busca de um exame. 

Porém, será que vale a pena recorrer aos testes de farmácia para descobrir se está grávida ou não? É isso que respondemos nesse post. Acompanhe!

Como funciona o teste de farmácia?

O teste de farmácia detecta a gravidez por meio da urina, medindo as concentrações do hormônio beta HCG, sigla usada para gonadotrofina coriônica humana.

Aliás, o beta HCG é considerado o hormônio da gravidez, pois é secretado pelas células da placenta, em caso de gestação em curso. Nessa fase, o hormônio aumenta sua quantidade no organismo, interrompendo a menstruação e mantendo o equilíbrio gestacional. 

Qual a possibilidade de um teste de farmácia dar errado?

Muitas pessoas se perguntam “qual é o melhor teste de gravidez de farmácia”, pois têm receio do resultado dar errado. Contudo, a maior parte dos fabricantes afirmam que os testes possuem uma sensibilidade de 97 a 99,5% para o diagnóstico preciso. 

Logo, os testes de gravidez de farmácia são confiáveis e as chances de um resultado incorreto são extremamente baixas. Por outro lado, é preciso atentar-se nas duas possibilidades: falso negativo e falso positivo. 

Veja o que o Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, diz sobre o assunto:

“O resultado falso negativo é mais frequente que o falso positivo, se a paciente fizer o teste e der negativo, ela deverá repetir o teste após um ou dois dias, obrigatoriamente com a primeira urina do dia. Se o resultado permanecer negativo, ela deve procurar um médico de confiança’’, orienta o Dr Luiz.

E em caso de falso positivo? “Pode existir, porém, estaria relacionado a tumores ovarianos de células produtoras de hormônio HCG”, esclarece o obstetra. “Portanto, é muito mais difícil de ocorrer”, afirma.

Em caso de falso negativo, o que pode ter ocorrido?

A possibilidade de um falso negativo existe e, mesmo se tiver sintomas de gravidez, isso só pode ser confirmado após a positivação do teste. Mas, em casos de falso negativo com menstruação atrasada, os motivos incluem:

  • exame realizado antes do prazo mínimo;
  • ingestão de líquido em excesso – um maior percentual de água na urina pode dificultar a detecção do hormônio;
  • exame feito pouco após o parto; 
  • uso de medicamentos para fertilidade;
  • aborto espontâneo ou induzido recente – o hormônio pode levar até 9 semanas para retornar aos níveis adequados e, assim, resulta nos sintomas de gravidez.

Leia também: Desconfio que estou grávida. E agora?

Orientações gerais para o teste de gravidez de farmácia

Preferencialmente, a realização do teste deve ser feita conforme a indicação do fabricante, seguindo as instruções da bula. Porém, de maneira geral, algumas recomendações são padronizadas. Confira! 

Semanas de gestação

Uma das perguntas mais frequentes é “quantas semanas para dar positivo o teste de gravidez”. De modo geral, esse exame pode ser feito após o primeiro dia de atraso menstrual. 

Os níveis de hormônio começam a ser detectados na implantação do embrião no útero, cerca de 5 dias após a fecundação. Caso o resultado dê negativo e ainda haja a desconfiança, deve-se repetir o teste a partir da quarta semana após o primeiro dia de atraso menstrual. 

Urina usada no teste

Para fazer o teste de gravidez de farmácia tem que ser a primeira urina da manhã, pois, geralmente, é nela em que os níveis de HCG estão mais concentrados. Mas isso não é regra. Você também pode usar qualquer urina do dia, seguindo a recomendação da bula. 

Isso porque, dependendo da fabricação do teste, a assertividade é maior com uma urina mais concentrada, como a primeira da manhã. Por isso, é importante ler as instruções de uso, mesmo que você já saiba como é a realização.

O teste de gravidez de farmácia é confiável mesmo? Vale a pena?

Sim, vimos que o teste de gravidez vendido nas farmácias é confiável. Atualmente, a maioria dos exames apresentam uma sensibilidade muito boa e podem detectar a gravidez antes do atraso menstrual.

Mesmo que o exame confirmatório de gestação seja a ultrassonografia executada por um especialista, o teste de farmácia para gravidez é uma ótima opção. Principalmente para as mulheres e os casais que ficam ansiosos com a notícia, vale fazer o exame de farmácia antes de agendar o ultrassom.

Além disso, você pode optar pela realização do exame de sangue para a detecção do hormônio beta HCG, que é confiável, assertivo e relativamente rápido. Esse procedimento é feito nos laboratórios de Análises Clínicas.

E, para as futuras mamães, não deixem de acompanhar nossos conteúdos. Por aqui, esclarecemos as dúvidas e ajudamos a promover uma gestação mais tranquila e saudável. Por sinal, leia mais artigos no blog do Hospital e Maternidade Santa Joana:

controle do peso para uma gestação saudável.

Categorias

© 2024 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587