Sintomas no intestino durante a menstruação
Talvez você já tenha notado que o intestino pode ficar afetado pela menstruação: aumento de gases, diarreia e cólicas intestinais às vezes acompanham o ciclo e ocorrem por causa de uma substância chamada prostaglandina – a mesma liberada pelo útero para provocar contrações e expulsar o endométrio.
Além disso, algumas mulheres podem sentir pontadas ou dores na região do períneo, reto e ânus durante a menstruação. Isso ocorre porque a enervação do útero é próxima, fazendo a dor irradiar para essas áreas.
Bolsa de água quente, analgésico e antiinflamatório podem ajudar nos sintomas, desde que prescritos pelo médico. Para dores mais intensas, em alguns casos os anticoncepcionais podem ser usados para reduzir a produção de prostaglandinas, diminuindo as cólicas uterinas e os reflexos do intestino.
Alimentação rica em gordura, açúcar e ultraprocessados costuma piorar os sintomas. A dica é procurar alimentos com fibras, como frutas e verduras, e ingredientes antiinflamatórios, como cúrcuma, gengibre e peixes ricos em ômega 3.
Leia também: Ter cólicas durante a menstruação é realmente normal? Entenda quando se preocupar
Endometriose
Embora este desconforto relacionado ao intestino possa ocorrer durante a menstruação, é importante ficar atenta se as dores forem fortes e se repetirem todo mês, o que pode ser um sinal de endometriose.
A endometriose é o crescimento do endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) em outras regiões do corpo, como bexiga e intestino.
Fique atenta especialmente a sintomas como dor ao evacuar, na relação sexual ou alterações intestinais que se repetem ao longo dos meses. É importante investigar dores frequentes e incapacitantes.
O diagnóstico da endometriose é feito pelo médico, com exame físico ginecológico e exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética. A condição pode ser tratada com medicamentos, como anticoncepcionais hormonais, ou cirurgia, dependendo do caso.
Leia também: Endometriose: o que faz diferença no tratamento
Assista a um vídeo sobre o assunto aqui.