Seus pés doem? Aprenda a deixá-los lindos e relaxados
Uma das partes do corpo que mais sofre com a gestação da mulher são os pés. Isso porque eles incham, ressecam, racham e costumam doer. Esses sintomas aparecem por conta do aumento da produção do hormônio feminino progesterona, que é o grande responsável pelos inchaços.
O aumento de peso, natural nessa fase, também aumenta a pressão nos calcanhares, além da compressão das veias na região do abdome, devido ao aumento do útero e do bebê, que dificulta o retorno do sangue das pernas para o coração, fazendo com que as bordas livres dos pés fiquem mais espessas e comecem a rachar.
Apesar da vasta lista de hidratantes e esfoliantes para pés e corpo disponíveis no mercado, a recomendação é que as grávidas escolham produtos que não contenham concentrações de ureia acima de 3%. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a substância atravessa facilmente a barreira placentária e pode causar danos ao bebê. Além da ureia, a gestante também deve ficar atenta a cremes que contenham lactato de amônio, outra substância utilizada como coadjuvante na hidratação cutânea.
A melhor escolha são hidratantes neutros, com formulação suave. Os esfoliantes podem ser utilizados semanalmente, mas se os pés estiverem inchados e a pele da região mais sensível, seu uso deve ser bastante cauteloso. As massagens nas pernas e pés também são sempre bem-vindas. O recomendável são os banhos de imersão com sais que ajudam a diminuir o desconforto causado pelo inchaço. A velha dica de erguer as pernas sempre que possível também é muito útil, além do uso de meias elásticas apropriadas.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624