Seu filho tem muitos brinquedos? Troque-os em feiras!
É comum os pais comprarem mais brinquedos do que o necessário e, depois de alguns dias, as crianças já não quererem mais brincar com eles. Pensando nisso, diversas instituições promovem feiras para troca de brinquedos que têm como objetivo estimular práticas de consumo colaborativo entre crianças.
Um exemplo é a campanha promovida pelo Instituto Alana, que acontece todo dia 6 de outubro, para comemorar o Dia das Crianças e difundir essa ideia por todo o Brasil.
Para ajudar as pessoas interessadas em realizar suas próprias feiras, o Alana criou um Guia e um kit de divulgação, que estão disponíveis para download pela internet gratuitamente (http://feiradetrocas.alana.org.br). Com esse material, pais, mães, organizações e movimentos podem acessar informações e um passo a passo de como realizar e divulgar o evento. Depois, quem quiser ainda pode enviar as informações para o Alana e compor um grande mapa de feiras de troca de brinquedos.
Além de ser uma atividade divertida, as feiras de troca possibilitam entrosamento e socialização entre os pequenos. Muito mais do que trocar brinquedos que já não interessam como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos e afirmar que as relações não precisam ser pautadas na compra.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624