Seu filho tem mau hálito? Saiba a causa desse problema
Você sabia que 63% das crianças com idade entre três e 14 anos apresenta mau hálito? Um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo apontou esses dados alarmantes, que podem ser responsáveis por problemas de relacionamento na escola. Como, na maioria das vezes, a própria criança não detecta sozinha o problema, cabe aos pais perceberem e encaminhá-la ao dentista.
As causas da halitose infantil podem estar relacionadas às cáries em evolução e sem tratamento e às gengivas inflamadas. Outros fatores como estresse, alimentação inadequada e higiene deficiente também podem gerar o mau odor, haja vista que não ter uma higiene bucal adequada pode deixar restos de comida entre os dentes, na gengiva ou na língua.
Se seu filho respira pela boca, as bactérias na região tendem a crescer mais livremente. A saliva tem uma função detergente e auto-limpante da boca. Se seu fluxo diminui, uma maior quantidade de bactérias e restos alimentares podem permanecer depositados na superfície da língua e na mucosa, gerando maus odores.
Às vezes, sinusite, amigdalite ou até alguma reação alérgica pode levar ao problema. Crianças com refluxo também tendem a apresentar um hálito com odor forte. Outra coisa são os aparelhos ortodônticos. Se seu filho os usa, é importante higienizá-los e sempre escová-los.
Para evitar o mau hálito, recomenda-se o uso de escova de dentes e fio dental. Se o problema persistir, o assunto deve ser tratado com um dentista.