Seu filho é sonâmbulo? Saiba como lidar com isso
Muitas crianças sofrem de sonambulismo, que é mais comum do que se imagina. Uma dúvida recorrente dos pais é se devem ou não acordar a criança. Não é perigoso acordar seu filho no meio de um ataque de sonambulismo, mas vai dar mais trabalho para você. Ela vai ficar confusa, pode chorar e demorar a pegar no sono outra vez. O mais aconselhável, no caso de uma criança que caminha dormindo, é simplesmente guiá-la de volta para a cama.
Os ataques de sonambulismo tendem a acontecer até duas horas depois de a criança adormecer, portanto é grande a chance de ainda haver adultos acordados em casa para ajudar o “fugitivo” a voltar para a cama. Aparentemente, as crianças tendem a caminhar dormindo quando estão cansadas demais (não vêm dormindo o suficiente), quando estão ansiosas ou quando estão com febre. A seguir, algumas dicas:
Mas, como não dá para garantir, o melhor é tomar precauções para evitar acidentes:
- Recolha do chão brinquedos e outros obstáculos, para que a criança não tropece;
- Se tiver escada em casa, instale um portãozinho;
- Instale redes de proteção nas janelas se morar em apartamento ou em sobrado;
- Tranque as portas e janelas (e não deixe a chave na fechadura);
- Há quem instale um daqueles sininhos usados em lojas, que avisam quando alguém passa da porta. Assim dá para saber quando há “aventura” na casa.
O sonambulismo é bastante comum. Mais de 15% das crianças têm pelo menos uma crise de sonambulismo na vida, e entre 3% e 4% têm ataques frequentes.