Voltar
  • Home
  • blog
  • Seu filho é obeso? Saiba como cuidar de sua alimentação

Seu filho é obeso? Saiba como cuidar de sua alimentação

16 de abril de 2012

Seu filho é obeso? Saiba como cuidar de sua alimentação

Problema cada vez mais freqüente entre as crianças, a obesidade precisa ser tratada desde cedo e, para isso, é necessário o pleno envolvimento familiar, reeducação alimentar, com dieta adequada, planejamento de atividades e mudança de comportamentos, com destaque para a prática de exercícios físicos. Se os pais interferirem diretamente no tratamento de crianças obesas, os resultados serão significativamente melhores do que um tratamento individualizado.
Agindo desta forma, os pais evitam que as crianças obesas se sintam marginalizadas, e por consequência, percam mais peso. O tratamento da criança obesa deve ser feito pelo médico em conjunto com o nutricionista. Certas modificações na rotina familiar podem fazer uma grande diferença para ajudar a criança a emagrecer sem muito sofrimento, como preparar as refeições de maneira que possam ser saboreadas por toda a família, para que a criança não se sinta excluída.
Servir as refeições em porções controladas, em vez de colocá-las em travessas, para evitar o consumo de grandes quantidades e a repetição dos pratos, também é uma boa tática. Assim como fazer com que as porções pareçam maiores, usando pratos menores e colocando grande quantidade de alimentos de baixo valor calórico, como alface, agrião, tomate, palmito. A geladeira também deve sempre estar muito bem provida de frutas, leite e iogurte desnatados, hortaliças, legumes e gelatinas.
Há, ainda, o sedentarismo. Uma pesquisa revelou que o hábito das crianças americanas de passarem horas em frente à televisão diariamente, está diretamente implicado com a obesidade infantil. Cabe aos pais monitorarem melhor as atividades de seus filhos, impondo horários para se dedicarem às diversas atividades, inclusive à prática saudável de esportes.

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624