Voltar

Seu corpo está mudando!

7 de maio de 2013

Seu corpo está mudando!

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.


O organismo da mulher sofre transformações radicais durante a gestação. Não é só o tamanho da barriga que muda com o crescimento do bebê. As variações das taxas hormonais no corpo da futura mamãe também são responsáveis por mudanças nem sempre muito agradáveis.
“As mudanças no corpo da mulher são inúmeras e, a cada dia, a produção hormonal muda, aumenta ou diminui, e isso ocorre até o final da gravidez”, afirma Dra. Carla Kikuchi, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em consultoria para a Revista In. Entre as principais mudanças que podem ocorrer nesse processo estão: o escurecimento da secreção vaginal; o aparecimento da linha nigra (linha escura que atravessa o umbigo); escurecimento e aparecimento de bolinhas da aréola mamárias; salivação excessiva; inchaço; náusea; estrias; manchas na pele, entre outros.
Segundo a obstetra, uma alimentação equilibrada pode ajudar a reduzir o impacto dessas transformações. “Se pensarmos que tudo que a grávida ingere passa para o feto, teremos a dimensão de sua importância durante a gravidez. Existem substâncias que se ingeridas durante o período podem causar problemas na formação do bebê e devem ser evitadas, como álcool e drogas, medicações não prescritas pelo obstetra, bem como refrigerantes, chás, chocolate, café, suco de uva e, até que o obstetra libere (isso dependerá de exames pré-natais), deve evitar proteínas cruas (carne, frango e peixe)”, orienta.
A hidratação e a atividade física – com orientação do obstetra – são outras dicas importantes para reduzir os desconfortos e complicações que podem surgir na gestação. Evite também ficar exposta ao sol, em períodos de maior incidência de raios ultravioleta.
Fonte: Revista In

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587