Segundo trimestre da gestação: a barriga cresce!
No segundo trimestre da gestação, ou seja, entre o quarto e o sexto mês, a barriga começa a aparecer e o aumento de peso pode trazer alguns incômodos, como o surgimento de estrias, principalmente na região da barriga e das mamas. Comum em 90% das gestantes, as estrias podem ser minimizadas com uso de produtos específicos, utilizados sob orientação de seu obstetra ou de um dermatologista.
Para dormir bem, o ideal é deitar de lado, de preferência do lado esquerdo, com um travesseiro entre as pernas, o que facilita o fluxo de sangue e de nutrientes para a placenta e estimula a função renal. Não se preocupe se acordar deitada de barriga ou de costas, apenas volte a se deitar de lado.
Alterações no sistema respiratório, como falta de ar, além de congestão e sangramento nasal, são outros sintomas que podem incomodar as gestantes. Intestino preso e ocorrência de gases também surgem ou se intensificam nesse período. À medida que ganha peso, o inchaço nas pernas e o surgimento de varizes também podem acontecer.
Acompanhe algumas mudanças que costumam acontecer no segundo trimestre, considerado o período mais tranqüilo da gestação:
• A barriga começa a aparecer e o apetite da grávida aumenta significativamente.
• No corpo da mãe, este período costuma marcar o aparecimento das estrias, época propícia a procurar orientação dermatológica para minimizar esta aparência.
• Os desconfortos mais comuns são a azia e as câimbras noturnas. A barriga mais pesada leva o corpo a se inclinar para frente, causando dores na coluna, o que pode ser evitado com postura correta e exercícios adequados.