Você sabe por que nosso hospital se chama Santa Joana?
O Hospital e Maternidade Santa Joana foi fundado em 1948, com o nome de Casa de Saúde Santa Joana. Naquela época, vários médicos recém-formados não conseguiam encontrar leitos para suas pacientes, então tiveram a ideia de criar uma casa de saúde.
Em agosto daquele ano, a ideia tomava forma, em uma residência com mais de 40 tipos de rosas no jardim, localizada na rua Tupinambás, no bairro do Paraíso, em São Paulo. Entre os sócios da instituição, estava o Dr. Eduardo Amaro, que hoje dá nome à antiga Rua Tupinambás.
Afinal, por que Santa Joana?
Joana, a mãe do Dr. Eduardo Amaro, enxergou na vocação do filho a chance de melhorar o mundo. Assim, investiu tudo o que tinha para que o jovem médico desse este grande passo de transformar uma pequena casa num hospital que fosse referência de qualidade no atendimento a mulheres e gestantes. Daí surgiu o nome Santa Joana.
Para Joana, nada era mais importante do que receber uma criança no colo e cuidar da saúde de mulheres. Eduardo e sua mãe contagiaram a família inteira neste sonho: irmãos, filhos e, mais tarde, netos.
O sonho se tornou realidade
Ao longo dos anos, a maternidade passou por reformas e ampliações. Foram décadas investindo no melhor da medicina, com profissionais dedicados e guiados pela paixão pelo ser humano.
Em 2000, com a aquisição do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, foi fundado oficialmente o Grupo Santa Joana, que mais tarde, em 2018, inaugurou também o Hospital e Maternidade Santa Maria.
Juntas, as três instituições realizam mais de 30 mil partos por ano e já totalizaram mais de 700 mil partos em sua história.
Além das maternidades, hoje há Centros de Saúde da Mulher e da Gestante presentes em várias regiões da cidade de São Paulo, para que cada vez mais mulheres possam ter acesso à medicina de qualidade.
Em 75 anos de história, o Hospital e Maternidade Santa Joana se tornou referência nacional nas áreas de obstetrícia, ginecologia e neonatologia, conquistando nove vezes o prêmio de melhor maternidade de São Paulo pelo Datafolha.
Saiba mais sobre o Grupo Santa Joana
Além de ser um dos maiores grupos de maternidades da América Latina, se consolidou como referência no cuidado da mulher, realizando cirurgias inovadoras e disponibilizando um centro de cirurgia robótica de última geração voltado para a saúde feminina.
Santa Joana, há 75 anos cuidando da mulher, cuidando da vida.