Revista Caras publica artigo sobre Cardiopatia Congênita
O Dr. José Cícero Guilhen, cirurgião cardiovascular pediátrico do Hospital e Maternidade Santa Joana, escreveu um artigo para a revista Caras, na edição do dia 16 de junho, sobre as cardiopatias congênitas.
No artigo, o médico explica que existem vários tipos de cardiopatias, que vão de alterações leves que não necessitam de tratamento cirúrgico, como as comunicações interventriculares pequenas, que na maioria dos casos apresentam cura espontânea, até as cardiopatias complexas, como a Transposição das Grandes Artérias, que pode ser incompatível com a vida se não for tratada.
O Dr. José Cicero ainda fala sobre a importância do diagnóstico durante o pré-natal, por meio do ecocardiograma fetal, para que mãe e bebê possam receber todos os cuidados necessários durante o parto e após o nascimento.
“Apesar de muitos pacientes nascerem com cardiopatias que podem limitar sua sobrevivência, quando o diagnóstico pré-natal é realizado e o bebê nasce em um hospital com recursos, as chances de sobreviver são muito grandes”, conclui o médico.