Redobre os cuidados com a saúde no outono
Pouco mais de um mês e foi-se o Verão, dando lugar ao Outono, estação na qual é natural que qualquer pessoa fique mais suscetível ao aparecimento de doenças do trato respiratório, como sinusites, resfriados, gripes e rinites. Além de sofrer com o mal estar que essas patologias trazem, a gestante pode ficar muito insegura por não saber se pode tomar medicamentos para tratá-las.
O cuidado com medicamentos realmente deve ser dobrado na gestação para não prejudicar o bebê. “É importante uma orientação do obstetra para avaliar a necessidade de medicações. Geralmente, repouso relativo e hidratação são os procedimentos mais recomendados”, explica a Dra. Carla Ferreira Kikuchi, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Uma importante arma para evitar o aparecimento da gripe é a vacina. As futuras mamães estão incluídas no mesmo grupo de risco que os idosos e podem tomá-la tranquilamente, desde que não tenham alergia a ovo. “A vacinação contra a gripe diminui a chance de complicação, inclusive de sinusite e pneumonia”, acrescenta a obstetra. A vacina também garante proteção ao recém-nascido durante os seis primeiros meses de vida.
No caso de asma e rinite, é fundamental que a gestante procure um obstetra e um pneumologista antes de qualquer tratamento. “Além disso, medidas simples como o controle ambiental, evitando o contato com alérgenos – ácaros e odores fortes – e mudanças bruscas de temperatura podem ser medidas preventivas, garantindo uma gestação mais agradável”, comenta a médica.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624