Quer saber o sexo do bebê com apenas oito semanas de gestação?
Saber se o bebê ainda na barriga é menino ou menina tem sido uma das grandes curiosidades do ser humano ao longo dos anos. Hoje, já é possível saber o sexo do bebê com apenas oito semanas de gestação, graças ao exame de sexagem fetal. O Hospital e Maternidade Santa Joana já dispõe desse método de diagnóstico, baseado na presença de cromatina sexual no sangue da gestante.
“Se o exame detectar a presença da cromatina, é sinal de que o feto é menino”, explica Dr. Alberto D’auria, diretor de Relacionamento Médico do Grupo Santa Joana. O diagnóstico só será preciso para fetos únicos. Nos casos de gêmeos, caso se acuse a presença da cromatina, têm-se a evidência de que um dos fetos é menino, mas o outro pode ser menina. A ausência da cromatina, nesse mesmo caso, indicará que há apenas fetos femininos.
O exame pode ter seu resultado afetado por eventos obstétricos recentes (partos, abortamentos, gravidez ectópica etc.), nos quais é possível haver resíduos de cromatina no sangue da mãe. Uma medida de segurança para a realização do teste é a presença exclusiva de mulheres na sala de coleta, já que a cromatina pode ser expelida pelo homem inclusive pela saliva. Novas tecnologias de biologia molecular já estão em desenvolvimento, para permitir o diagnóstico com idade gestacional ainda menor, o que dá margem a imaginar que a ansiedade dos pais poderá ser mitigada ainda mais precocemente no futuro.
Mais informações, no site do Santa Joana.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624