Quer introduzir seu filho nas tarefas domésticas e não sabe como? Veja aqui
Mesmo sem parecer, a criança com pouca idade já possui capacidade motora suficiente para desempenhar uma série de atividades. Por isso, é importante e bastante vantajoso para seu desenvolvimento ajudar em algumas pequenas tarefas domésticas. Isso porque ela passa a participar da dinâmica familiar e isso faz com que sinta que pertence àquele lugar, unindo toda a família.
Se você quer ter a companhia do seu filho para algumas tarefas, saiba que é preciso respeitar o desenvolvimento dele. E o mais importante: que esse momento seja gostoso para a criança.
Se seu filho tem dois anos, a dica é: sente-se ao lado dele e arrume os brinquedos por tipo, tamanho ou cor, fazendo com que a própria atividade se torne uma brincadeira. Aos poucos, ele vai entender o conceito de organização.
Aos três e quatro anos, você já pode incentivar o seu filho a arrumar a mochila da escola e levar o prato de comida até a pia. Você também pode pedir para que ele ajude-a a organizar alguns objetos da casa.
De cinco a sete anos, você pode orientá-lo a esvaziar o lixo do banheiro, por exemplo, sem que ele espalhe tudo no chão ou queira pegar algo de dentro do cesto. Ele pode ainda tentar arrumar a cama e dobrar algumas roupas. Regar as plantas também pode ser bem divertido para ele.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624