Proteja-se do tétano
Durante a gravidez, o organismo da mulher está mais fragilizado e suscetível a uma série de doenças. Entre elas, está o tétano, uma doença grave, transmitida por meio de feridas e cortes expostos. Na série “Vacinação”, Dr. Marcio Pepe, obstetra do Grupo Santa Joana, explica por que a imunização contra o tétano é tão importante.
O tétano é transmitido por bactérias presentes no solo, na pele, na ponta de pregos enferrujados, entre outros. Esses microrganismos geralmente encontram-se inativos. No entanto, quando entram em contato com ferimentos, liberam toxinas que provocam a doença. “Esse risco também existe durante o parto. Seja no parto normal ou na cesárea, haverá sempre algum corte, pelo qual poderá entrar a bactéria causadora do tétano”, explica o obstetra.
A doença é caracterizada pelo enrijecimento muscular, convulsões e coma. É preciso vacinar-se para evitar que isso aconteça com você. Se você descobriu que está grávida, procure a orientação de um obstetra para que ele possa orientá-la melhor.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624