Primeiros exames: teste de APGAR
O nascimento de um filho pode ser motivo de muita insegurança para os novos pais. Para amenizar essa sensação, explicamos o que costuma acontecer com o recém-nascido na série “Cheguei ao mundo”. As dicas são do Dr. Francisco Dutra Rodrigues, neonatologista do Grupo Santa Joana.
Logo depois do parto, a equipe médica realizará uma série de exames. “Esses procedimentos têm como objetivo investigar a condição do nascimento. Para isso, existe um método que determinará a necessidade de o pediatra intervir ou não na assistência imediata”, explica o neonatologista.
Esse teste – em que os médicos atribuem notas para cada aspecto da saúde do recém-nascido no primeiro e no quinto minuto fora do útero – é denominado APGAR. O procedimento é aceito em todo mundo, e é fundamental para saber quais as principais necessidades de tratamento do bebê.
No procedimento, são avaliados a frequência cardíaca, a respiração, o tônus muscular, os reflexos e a cor de pele e, para cada item, atribuem-se notas de zero a dois. Avaliações abaixo de cinco pontos indicam que os bebês estão em condições de saúde que exigem tratamento imediato.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624