Previna as principais complicações na gestação
Muitas complicações podem colocar em risco a vida da futura mamãe e do seu bebê durante a gestação e na hora do parto. As doenças urinárias infecciosas atingem cerca de 80% das grávidas e ocorrem por conta da maior secreção vaginal e da menor imunidade. Em casos mais graves, a infecção pode causar abortos nas primeiras semanas de gestação ou parto prematuro no último trimestre. Geralmente, essa complicação é fácil de detectar e de tratar.
Outra doença comum é o Diabetes gestacional, que aparece frequentemente em mulheres com antecedente familiar e está relacionada ao ganho excessivo de peso. Esse problema pode fazer com que o bebê apresente uma curva de crescimento acima da média ou aumentar a quantidade de líquido amniótico.
Na anemia transitória da gravidez, há um aumento de 20% no volume de sangue da gestante, sem um acréscimo de hemácias (glóbulos vermelhos). Os sintomas mais comuns são formigamento e dor de cabeça e a doença pode interferir no crescimento do bebê. O tratamento é geralmente feito com uma mudança alimentar e ingestão de vitaminas.
Essas e outras doenças como a pré-eclampsia e os problemas de tireoide são detectáveis pelo pré-natal. Com esse acompanhamento, os obstetras podem prevenir e tratar as complicações, minimizando o risco de vida para a mulher e seu filho. Por isso, se você descobriu recentemente que está grávida, procure um médico para fazer seu pré-natal e garantir uma gestação e um parto saudáveis.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624