Voltar
  • Home
  • blog
  • Posso fazer dieta depois do parto?

Posso fazer dieta depois do parto?

12 de março de 2012

Posso fazer dieta depois do parto?

O bebê já nasceu, a alegria reina em casa, tudo vai bem. Mas… e a barriguinha que persite e continua dando aparência de grávida à mulher que já deu à luz? Não há quem não se incomode com isso, mas muita calma nessa hora! Pós-parto não é momento de fazer dieta. Embora o bebê já tenha nascido, a mulher que dá à luz ainda precisa de calorias extra, por conta da amamentação.
Saiba que, quando gestante, sua necessidade calórica adequada para gerar seu bebê gira em torno de 200 a 300 calorias a mais por dia. Já no período de amamentação, esta necessidade calórica passa para 500 calorias a mais por dia. “Portanto, neste período, o corpo pede atenção especial para proporcionar um momento equilibrado para a amamentaçã”, comenta Magda Maria Brito dos Santos, supervisora de Nutrição do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Veja algumas dicas:
– Fracione as refeições em torno de seis vezes ao dia, em quantidades moderadas. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições principais, para facilitar a digestão.

– Nada de excessos no consumo de sal. Evite alimentos prontos como sopas em pó, temperos e caldos em tabletes, molhos em geral (Shoyo, molho inglês), catchup, mostarda, conservas em geral.
– Evite bebidas alcoólicas, que passam do leite rapidamente para o bebê. Consuma com moderação bebidas cafeínadas (café puro, chá mate, chá preto, chá verde e refrigerantes à base de cola ou guaraná) e chocolat
– No primeiro mês após o parto, evite os grãos de leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha) e verduras como repolho, couve flor, brócolis, pepino, couve, rabanete.
– Consuma no máximo até 2 porções de leite e derivados ao dia, pois o leite também deixa resíduos e, portanto, também fermenta muito, provocando formação de gases indesejáveis neste momento.
– Evite o excesso de amêndoas e amendoim, durante os primeiros seis meses de amamentação.
– Beba bastante líquido, no mínimo três litros por dia (água, sucos, chás, sopas), pois os líquidos estimulam a produção de leite e regularizam a função intestinal. Evite os líquidos gaseificados (refrigerantes, água com gás).

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587