Posso fazer clareamento dental na gravidez?
Clareamentos dentais são proibidos na gestação por causa dos agentes químicos usados e também por causa das restrições na dieta. Os tratamentos de canal também precisam esperar. No caso de uma emergência, o nervo inflamado é removido e o dente fica com um curativo até o nascimento do bebê.
Neste período, casos de inflamação, com sangramentos e inchaço, são comuns. Como a gestante pode vomitar com frequência, sem higienização adequada há o aumento da placa bacteriana. E a própria gengivite pode trazer outros problemas. Para combatê-la, o organismo lança uma série de substâncias no organismo que podem adiantar o trabalho de parto.
Como as radiografias são proibidas durante a gestação (os raios-X podem causar alterações genéticas no bebê), os cuidados preventivos são essenciais. A cada três meses, é preciso visitar o dentista para fazer eventuais restaurações e limpeza no dentes, mas sem a aplicação de flúor habitual. No caso da grávida, o ideal é um enxaguatório manipulado com concentração de 0,05%.