Por que exames de imagem são importantes na gravidez?
Com o avanço da Medicina Fetal e dos equipamentos de imagem, hoje é possível diagnosticar várias síndromes e malformações ainda na gravidez. O ultrassom morfológico, realizado na 12ª semana, avalia a chamada translucência nucal (quantidade de líquido acumulada na nuca do bebê).
Por meio de um indicador, é possível saber se o bebê tem alguma malfromação como síndrome de Down ou mielomeningocele (que pode gerar retardo mental e problemas de locomação). No caso de alguma dúvida, é possível realizar exames invasivos, como a biópsia de vilo corial (BVC), que examina fragmentos de placenta entre a 11ª e 14ª semana de gestação. Outro procedimento utilizado no período é a amniocentese, entre 15ª e 20ª semana, que analisa os cromossomos do líquido amniótico.
No Curso de Gestantes On Line do Hospital e Maternidade Santa Joana, você encontra um vasto conteúdo sobre Medicina Fetal, com orientações do Dr. Antonio Fernandes Moron, professor titular de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina e responsável pelo serviço no Santa Joana. Acesse!
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624