Voltar
  • Home
  • blog
  • Pérolas de Epstein: bolinhas brancas no céu da boca

Pérolas de Epstein: bolinhas brancas no céu da boca

26 de fevereiro de 2024

Pérolas de Epstein: bolinhas brancas no céu da boca

Alguns bebês têm bolinhas brancas no céu da boca: são as pérolas de Epstein, que não trazem riscos para a saúde. Em reportagem sobre o assunto, a Revista Crescer conversou com a pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, Dra. Clery Bernardi Gallacci, para explicar o que são as bolinhas.

“Essas bolinhas são um depósito de células epiteliais. Elas não são patológicas, não são infecciosas e nem trazem repercussão nenhuma para a saúde do bebê”, tranquilizou a médica. Em outras palavras, são células de pele que podem ficar acumuladas na boca do bebê durante o seu desenvolvimento no útero.

Segundo a reportagem, a estimativa é de que 65% a 85% dos recém-nascidos apresentem cistos palatinos, ou seja, cistos no céu da boca. Estas bolinhas de que estamos falando são um dos tipos de cistos e medem cerca de 1 a 3 milímetros. Pode aparecer apenas uma “pérola” ou várias e elas são brancas ou amareladas.

“Elas podem desaparecer em alguns meses como podem ficar ali por mais tempo. Na maioria dos casos, o organismo acaba reabsorvendo”, disse a Dra. Clery. Elas não doem, não atrapalham a amamentação nem o nascimento dos dentes.

De qualquer forma, se observar as bolinhas na boca do seu bebê quando ele estiver chorando ou bocejando, por exemplo, vale a pena conversar com o pediatra na próxima consulta. Há outras situações que se parecem com as pérolas de Epstein, como infecções por fungos, aftas e resíduos de leite.

Leia também: Placas brancas na boca do bebê podem indicar sapinho

“As pérolas de Epstein não são motivo de urgência. Não é preciso sair correndo para levar o bebê ao hospital”, disse a Dra. Clery. Além disso, se confirmado o diagnóstico, não há tratamento, apenas esperar que as bolinhas desapareçam sozinhas.

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624