Outubro Rosa: gestante pode fazer mamografia?
Não. O exame de mamografia – o principal para a detecção do câncer de mama – não pode ser feito pela mulher grávida, por gerar imagens através de raios-X, o que pode ser prejudicial para o feto. Se a mulher estiver grávida e notar o aparecimento de algum nódulo em uma das mamas, o exame indicado é o ultrassom e, se for necessária, uma biópsia.
A dúvida tem se tornado mais comum pela idade mais avançada de algumas gestantes atualmente. Dr. Luis Fernando Leite, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, explica que a indicação para mulheres com mais de 40 anos é de fazer uma mamografia por ano. No caso de mulheres com histórico de câncer na família, essa rotina deve ser iniciada após os 35 anos. Hoje em dia, muitas mulheres estão engravidando nesta faixa etária.
“O ideal é que a mulher, nesses casos, planeje sua gravidez, submetendo-se ao exame antes de engravidar, para não ter esse tipo de preocupação durante a gestação”, acrescenta Dr. Leite. Ele também chama a atenção para um dado importante: alterações nas mamas são esperadas durante a gravidez, para a produção de leite, sem que haja qualquer relação com algum tipo de doença.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624