O turbilhão de emoções durante a gestação. Isto é normal?
A partir do momento em que a mulher recebe a notícia de que vai ser mãe, um redemoinho de sentimentos ocorre na cabeça dessa futura mamãe: alegria, ansiedade, medo, insegurança. Embora esse turbilhão tenha uma magnitude assustadora, fique calma: é completamente normal, já que engloba dois fatores importantes: o hormonal e o psicossocial.
“A gravidez é uma fase de mudança na vida da mulher. Pode ser a primeira ou a segunda gravidez que sempre ocorre um desequilíbrio. Claro que, na primeira gravidez, as transformações são mais marcantes, principalmente por conta da nova vida, das alterações no corpo e até social, já que existe uma mudança de condição de filha para mãe”, explica a psicóloga Salete Arouca, do Grupo Santa Joana.
Segundo a psicóloga, o quadro de mudanças durante a gravidez é assim: os três primeiros meses são cruciais para a gestação, já que é o período mais marcado pelas transformações físicas. No segundo trimestre, geralmente a mulher pode apresentar um comportamento mais fragilizado, com sinais até de infantilidade. Já no final, toda a sua atenção está voltada para o parto.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624