O que é descolamento de placenta?
Durante a gestação, ir ao ginecologista constantemente é fundamental. Os exames clínicos e laboratoriais são chamados de pré-natal e são essenciais para o bom andamento da gravidez e a saúde do bebê. Contudo, um problema específico pode ocorrer após o quinto mês de gestação: o descolamento prematuro de placenta.
.
O descolamento prematuro de placenta só acontece após 20 semanas de gestação e exige um parto emergencial para evitar complicações maiores, como o óbito de mamãe e bebê, explica o Dr. Rodrigo Buzzini, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Joana, em entrevista ao Portal Terra. “Ele causa uma separação entre a placenta e o útero e, em alguns casos, pode comprometer a vida do feto.”
Sintomas
Após completar cinco meses, a gestante pode sentir dor abdominal súbita e sangramento vaginal. De acordo com Dr. Rodrigo, a dor é intensa e o grau de sangramento varia entre leve e moderado. Com a ocorrência desses sintomas, a mulher deve procurar imediatamente um hospital ou seu ginecologista de confiança, pois não há tratamento para o problema, é preciso realizar uma cesárea.
�
Tratamento
Não existe tratamento inicial. De imediato, o obstetra realiza um parto para salvar a vida do bebê e evitar complicações com a mãe. Após o nascimento, a criança fica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebendo cuidados como qualquer outro bebê prematuro. A mãe costuma perder bastante sangue nesses casos, portanto, se houver anemia é feito um tratamento nesse sentido.